24 de fevereiro de 2010

Reflexões sobre o Arcano nº 3 do Tarot e o Ano de 2010

O ano mal começou e vocês já sentem as energias que estão em circulação?
O ano de 2010, segundo os cabalistas, sofrerá influências arquetípicas do Arcano 3 do Tarot, a Imperatriz. Este arcano corresponde ao caminho entre a 2ª sephirat (Binah) e a 3ª sephirat (Chokmah) da Árvore da Vida, que diz respeito à criação, à união dos princípios masculino e feminino, à criança mágica, sendo portanto, o terceiro elemento, fruto da interação desses opostos.
A Imperatriz é associada à Vênus ou Afrodite e como não há acasos quando se trata de arquétipos, Vênus também é o planeta regente do ano na Astrologia.
Tudo o que se refere à criatividade, criação, união, arte, beleza, amor e início de projetos que estavam adormecidos, será ressaltado pelo toque encantado do cetro da Imperatriz, ela mesma símbolo da força de vontade, da realização, do sucesso, da evolução material, espiritual e da esperança. As forças da Natureza e principalmente do elemento terra também fazem parte do simbolismo deste poderoso arcano e por ele são exaltados.
Quando estes aspectos arquetípicos de nossa vida e de nossa psique são bloqueados, distorcidos ou mal empregados, encontramos pela frente seus opostos que são a estagnação, a avareza, a violência, a futilidade, a luxúria, a superficialidade, a falsidade, o comodismo e as desavenças. Mudanças não são feitas, tudo é estéril, infrutífero e somos dominados pelo medo, pelo vazio, pelo ódio e pelo fracasso.
Talvez, creio eu, para aproveitarmos todas as manifestações benéficas da Imperatriz que pairam sobre o ano de 2010, devemos pensar na imagem da própria carta: em vários baralhos clássicos e também nos modernos como os de Crowley, Waite e Wirth ela aparece segurando um cetro e trazendo um escudo, o que significa que a vontade (cetro), aliada à proteção e cautela (escudo) são a chave para vivermos os melhores aspectos deste símbolo e evitar as armadilhas que toda energia arcana possui.
Feliz Ano da Imperatriz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos: