22 de março de 2010

O Louco, Arcano Zero, Nossa Lucidez



Eu sou o Louco, o Arcano sem Número, o início e o fim, sou o ponto de partida e também o de retorno.
Sou toda a liberdade possível e inesgotável, que se lança na vida sem temores, rumo ao desconhecido.
Não há amarras em mim, não há laços e busco toda a liberdade possível no mundo.
Olha lá fora! Quantas montanhas, vales, rios, florestas...Há tanto para se conhecer!!
Não sou gente de ficar encarcerada numa casa, numa cidade, num trabalho, num casamento, e ser pai, ser mãe, marido, esposa, empregado, patrão, proprietário...
Quero o Mundo!! Porque busco a mim, em primeiro plano.
É a mim que procuro e esta é a minha jornada.
Não me importo com o que dizem de mim, o que pensam de mim e minha grande alegria é ver tudo o que é falso, fraco e superficial ser desmascarado.

E não venha me aborrecer com suas idéias, suas fórmulas, suas exigências, seu mundo de projetos de felicidade ou daquilo que você chama de felicidade, ou pior ainda: daquilo que ensinaram a você sobre o que poderia ser a felicidade!
Eu vejo você, posso observar como se envolve com suas ocupações com tanta seriedade e penso: como estamos em posições diferentes! Do alto da montanha, carregando minha pequena trouxa de trapos nas costas, eu me pergunto (sem deixar de soltar uma boa gargalhada):

Como você suporta estar rodeado de gente que nem sabe o que você pensa, o que você quer da vida, o que sente, o que está em seu coração e o que tira seu sono nas madrugadas?
Como você é capaz de fazer tanto esforço por essa gente toda, inútil e medíocre? Como é possível que um homem ou uma mulher possa se submeter a esse triste paradoxo, de estar acompanhado e na mais profunda solidão?
Você se apega ao inútil, ao ilusório, ao superficial só para ter a sensação de que algo foi preenchido?
Acha que isto trará algum sentimento de proteção?
Por que se afasta tanto daquilo que te trará verdadeiro crescimento e contentamento?
Deseja e constrói para si aquilo que foi considerado como ideal, não por você, mas pela maioria das pessoas?
Vive a vida de modo que seja aceito, inserido num grupo, aclamado, elogiado, imitado, invejado e amado?
Pobre criatura que não se busca!!
Do que você tem medo? Medo de si mesmo? Prefere fugir a ter que se deparar com sua própria essência? E ainda quer atingir a felicidade assim?
Olha a quanta inutilidade está preso agora!! O quanto tenta, todos os dias, todas as horas, extrair profundidade, sinceridade, compreensão e lealdade de tudo e de todos que são fúteis e rasos!!

Daqui estou vendo, sua ridícula e cômica tentativa!!
Vai ser escravo sempre, sem saber. Manipulado e usado, pensando que é responsável por seus atos e é vítima da superficialidade, da bajulação, da exploração e enquanto isso, você vai se perdendo nesse mar de vazios e de coisas sem sentido que te rodeiam.

Tem vergonha de si mesmo?
Exige de si aquilo que exigem de você?
Olhe para mim!
Eu te empurro para a vida e você me nega?

Eu, ao contrário de você, não faço parte de sociedade alguma. Vivo numa espécie de mundo paralelo e minha solidão, de alguma forma, é apenas aparente.
Há tanto em mim! Vários personagens transitam, brigam, discutem, amam e se enfrentam dentro de mim; há uma população inteira habitando minha alma e todos irão conhecê-los, conforme eu for caminhando.
Chamam-se Arcanos. E ninguém, mas ninguém mesmo, chegará ao último Arcano sem caminhar comigo.

Há irreverência nos meus gestos? Há irresponsabilidade nos meus atos? Só tenho o presente?
O meu futuro é incerto? Mas alguém tem futuro certo?
Deixe-me seguir. Estou apenas começando. Não sou mau, nem tolo. Tolo por que?
Tolo segundo qual visão? Está certo, às vezes sou exagerado: rio alto, faço coisas engraçadas e confesso que sou meio infantil às vezes...Mas é porque tenho enorme vontade de viver o presente, como as crianças...
E você ainda a tem, lá dentro? Ou seus “amigos” não concordariam com você, o chamariam de.....veja só: de louco!!!, caso você brincasse com ela e desse toda visibilidade e brilho que ela merece?

Sinto que você está preso, até as entranhas, nas convenções do mundo, mas ainda há tempo para a busca. Só depende de você.
Solte-se!! Livre-se de suas amarras!! Expulse da sua vida tudo e todos que só querem zumbir ao seu redor, por causa de sua alegria, sua inteligência, sua amizade e sua inocência.
Procure pessoas e situações que acrescentem valores verdadeiros em sua vida, que ajudem você a seguir a jornada, essa tão difícil e necessária jornada através do maior universo de todos, o Universo Interior.

Cuide-se e abra os olhos!!
Quer rastejar para sempre com os medíocres ou deseja ser alguém muito melhor?
A escolha é sua.
E só eu, o Louco, por ser louco, posso dizer-lhe essas coisas.

3 comentários:

Mais lidos: