25 de fevereiro de 2010

O Diabo, Arcano nº 15, Nosso Bode Expiatório





Este ser que assusta a humanidade desde que se tem conhecimento dela, já ganhou vários nomes ao longo do tempo, várias roupagens, transformando-se numa miscelânea de símbolos de várias culturas, povos e tempos distintos.

Chamado de Lúcifer, Satan, Satanás, A Besta, o Número 666, Belzebu, Baphomet, Mefistófeles e outros tantos nomes, o Diabo, embora não seja nenhum deles, é o arquétipo da Sombra, do Desconhecido, do Oculto e não é por menos que é uma das figuras mais fascinantes do panteão arquetípico.

Portando asas e uma tocha que tudo ilumina, o Diabo assume a forma de Lúcifer, o Portador da Luz, Vênus, A Estrela da Manhã, o Anjo Caído que, assim como Prometeu, foi expulso do Paraíso, por insistir em trazer o conhecimento ao homem sem a autorização de Deus.


De chifres e patas de bode, seios, asas negras, serpentes entrelaçadas, de composição hermafrodita e num gesto hermético apontando Lua Crescente e Lua Minguante, em Cima e Embaixo, mostrando o princípio fundamental do Hermetismo ele é Baphomet, eternizado por Eliphas Levi, que remete ao Baphomet dos Templários e da Maçonaria. 
Como uma Caveira, um Ser do Fogo, peludo, monstruoso, um vulto negro, um morcego faminto, um cão grotesco ou mesmo como um homem sedutor e bonito, o Diabo se apodera de outros mitos, de outras representações e delas se alimenta, troca sua aparência conforme a necessidade, a cultura e o medo coletivo que se apresentam em dado contexto de espaço e de tempo. 


Um de seus truques!! 
Porque há algo de ilusionista no Diabo: ele é uma espécie de Mago também, um pouco do Louco, do Imperador, do Enamorado indeciso, do jovem guiando sua biga, enfim, ele possui em si muito de seus antecessores no Tarot.

O Diabo, como arquétipo e como Arcano do Tarot, o nº 15, é tudo o que representa a sedução, a carne, a matéria, os desejos e as paixões, estas que abarcam os sentimentos de ódio, medo, poder, dominação, impulsos inconscientes e, acreditem, o amor!!

Sim!! O amor na sua forma Eros pertence ao Arcano 15, essa forma deliciosa que nos faz sofrer e ter êxtase; que é vida e morte, companhia e solidão e que nos faz mergulhar nas partes mais sombrias e profundas de nossa alma. Pois é justamente ele, o Diabo, quem nos tenta, nos incita à luxúria, ao prazer e a tudo que é humano, inevitavelmente humano.

Em diversos baralhos do Tarot ele é representado junto a um casal acorrentado, de estatura pequena, ambos completamente dominados e subjugados pelo Arcano. 
O casalzinho controlado pela força diabólica representa nossas fraquezas, nossa inconsciência e a escravidão voluntária que exercemos para servir a matéria, distanciando-nos assim de nosso outro lado, nossa porção espiritual e intuitiva.


Ou seja: o Diabo é a condensação de tudo o que nos domina irracionalmente e que não raro ganha autonomia, tornando-se uma força destrutiva, justamente por estar desvinculada das outras partes de nossa psique.

Mas o Diabo, como senhor do Reino das Sombras, também esconde seus segredos. Como todo Arcano, possui seu lado oposto: pode escravizar-nos em nossos vícios e paixões, mas também pode nos libertar.
Satanás, quando provoca Eva a comer a maçã proibida, incitando a desobediência, fazendo com que Adão também siga seus passos, liberta o casal para sempre da inocência, transportando-os a um estado dolorosamente humano e não mais angelical.


O Diabo, ao apontar opções, tira para sempre de nós a condição infantil, nos forçando a decidir e assim, assumir nossas vidas e a responsabilidade de nossas escolhas. 


Ele nos proporciona também o contato com a porção mais obscura de nossa alma, a parte mais desconhecida, cheia de temores, de pó, de monstros, de homicidas impunes, de velhos cadáveres insepultos, mas também repleta de potenciais adormecidos, negados até, sufocados e de riquezas e tesouros jamais explorados.

Bode expiatório da humanidade, depositário das ações incompreensíveis da mão de Deus, culpado através dos séculos pelo mal que jaz exclusivamente em nós, o Diabo pede que entremos em contato com ele, que sejamos fortes e que não o temamos.

Ele tem muito que dizer e uma de suas lições é que não podemos atingir o último Arcano, o Mundo, sem ter que passar por ele. 

Feito uma esfinge das sombras, em meio ao súlfur incômodo, mas redentor ele nos diz: “Decifra-me ou te devoro.”. 

E nos espia na noite, a espera de nossa tão adiada visita. 

2 comentários:

  1. ....O que quer dizer que o Diabo, se bem canalizado e compreendido, pode nos redimir...
    Fantástico!
    gostei muito deste texto!
    Saudações fraternais.

    ResponderExcluir
  2. O que entende com refurmulação geral baseado na minha compreensão é que mesmo seguindo o demonio no sentindo de procura da pureza poder enxergar o diamante que existe na lama ou o brilho que existe na escuridão e nóis iluminarmos.independente do que e servido para nóis seja vaidade e desejsos ou humildade e abstinencia o caminho é o mesmo independente do mestre, e mesmo nós um dia em nossa evoluções alcançar o ultimo Arcanjo existente esse dai o decimo quinto sempre continuara sendo o Mestre desse plano de vida que é o plano material,fisico.Seri comparada com um grande Mestre que nos ensina da forma mais dificil somente os fortos conseguiriam compreender tal ensinamento afundado nas escuridões de seus pilares como ocorrido com o homem chamado Jesus Cristo.

    ResponderExcluir

Mais lidos: