22 de fevereiro de 2010

Reflexões sobre o Arcano nº 16, A Torre




Tudo está montado, tudo é confortável: é um reino invejável!
Há príncipes e princesinhas felizes e o rei e a rainha estão orgulhosos de sua glória.
O castelo nunca esteve tão animado e a corte e os convidados dançam freneticamente ao som de músicas alegres. Há também o melhor vinho sendo servido; a mesa é farta e se vê muita gente bajuladora em volta. Nada está fora do lugar.
Pelo menos parece ser assim, vem parecendo ser assim há muito tempo, mesmo que isso não corresponda à verdade.
É um mundo de aparências, porque o reino está à beira da ruína. As estruturas são obsoletas; as leis, fracas; os soberanos distraídos e desinteressados; os vigias, desatentos; o povo, disperso. Todos sabem disto, mas fingem não saber.
É um reino de velhos hábitos, de sistemas arcaicos e imprestáveis.

Mas há algo lá fora: uma necessidade de mudança, de libertar a alma para a verdade e a construção de novos valores, de romper com as aparências e falsidades e buscar o que é realmente importante e duradouro. Essa força misteriosa mora na noite: nunca foi convidada para a festa e sempre viveu às margens das ricas fronteiras do reino.

“Bom mesmo seria se tudo ruísse, que bom seria!”, murmura o Louco que passa em frente ao castelo.

E então, num só golpe, a força do Universo, a sincronicidade, uma coincidência inexplicável, um evento incontrolável, a mão de Deus ou do Diabo, a força do Céu, do Raio ou das Estrelas (aqui depende de como o Arcano é representado nos diferentes tarots) põe a torre abaixo e a festa termina. Fim do reinado. Todos ao chão.

Não foram mil homens valentes, nem mil cavaleiros opositores, nem mil saqueadores, mas o “Acaso”, esse mistério único, o ator principal da derrocada do reino de mentiras.
A força que habitava lá fora entra no castelo, trazendo mudanças, liberdade, abrindo possibilidades, revelando o que estava oculto, trazendo mapas de terras desconhecidas, tesouros esquecidos e revelando um mundo inteiramente novo.
Um verdadeiro reino espera ser construído agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais lidos: