31 de maio de 2010

A Estrela, Arcano 17, A Esperança e A Fé


Um dos Arcanos mais espirituais e positivos do Tarot, a Estrela, Arcano nº 17, representa a Esperança, não uma esperança vazia e tola, mas aquela que parte de dentro da alma e que muitos chamam de fé.
A Esperança verdadeira, fruto de um árduo trabalho de transformação interior e também exterior.

A figura humana da lâmina é uma jovem nua, derramando dois jarros de água: um sobre um rio de águas límpidas e o outro sobre a terra verde.
Há um céu estrelado, sem luar  e uma enorme Estrela de Oito Pontas brilha sobre a paisagem, dividindo a cena com a jovem.

A menina realiza sua tarefa com calma, concentrada, observada por uma ave pousada sobre um galho de uma árvore.
A nudez da jovem representa o indivíduo despido de todas as suas máscaras, de todos os personagens que se acostumou a representar: em termos junguianos, a nudez  significa o desfazer-se de sua persona.

Pensem em quantos personagens ou papéis as pessoas possuem no cotidiano: o papel de pai, de mãe, de filho, de marido, namorado, amigo, profissional, de homem, de mulher, cidadão deste ou daquele país, etc, etc, etc. Essas máscaras ou personagens surgem em decorrência de nossas interações com os outros e com o mundo, mas o perigo é quando uma delas se torna a estrela principal, ocultando a verdadeira essência do indivíduo.

Justamente por isso, a menina está nua na figura: é alguém despido de todos os papéis, em seu estado natural, puro, tal como é, integrando tudo que existe em si.
Está em contato consigo mesma, com sua natureza, deixando fluir sua personalidade, em contato com sua vitalidade (a água despejada), com um pé no rio (o inconsciente) e outro na terra (o consciente), iluminada pela Estrela – Guia da Esperança.

A menina realiza uma Alquimia Espiritual.

Qual a mensagem desse Arcano?

Ele quer nos mostrar que não é o fim.
Que depois de tantas amarguras, derrotas, escuridão, falta de objetivos, desespero, desilusões, demolições internas, daquelas estruturas que nos mantinham de pé, às vezes tão secretas e que agora ruíram, como no Arcano anterior, a Torre; apesar de todas as dificuldades e da noite escura é preciso buscar dentro de si a energia vital, os impulsos internos que nos movem para a vida, a alegria propulsora, nossa verdade da alma, porque há uma Estrela ardendo, como a da Belém, que um dia guiou Três Sábios e que agora pode também nos mostrar o caminho, se tivermos também sabedoria para enxergá-la.

A Estrela de Oito Pontas simboliza também a regeneração, a recuperação depois de períodos turbulentos, de onde saímos desgastados, desacreditados e sem forças.
Mas para essa recuperação ocorrer é preciso despojar-nos de nossos artifícios e abrirmos o coração, como o da menina à beira do rio, ou seja, sermos nós mesmos em toda plenitude.

Assim não há medo, mas confiança em si mesmo e também confiança em Deus, nas forças ocultas do Universo ou naquilo que está Acima de nosso entendimento.

É o Espírito Sublime que nos guarda; é a Luz Imaterial que nos cerca; bússola incompreensível para a lógica; mapa para além de todas as fórmulas.

A força para se ter coragem e seguir, para a menina sábia da carta, advém dos dois pólos: a terra e o céu; a realidade e a imaginação; o consciente e o inconsciente; o revelado e o oculto.

Novamente lembrando o princípio de Hermes Trismegistus: como no Céu, na Terra; como Em Cima, Embaixo.

A avezinha pousada no arbusto, a íbis dos egípcios, que mal aparece na carta, mostra sutilmente que um novo tempo é preparado além das montanhas; que há um lugar nos esperando, depois de nossas lutas; que por mais que as coisas nos pareçam impossíveis, ou difíceis de ser superadas, temos que ter paciência e acreditar, porque sabemos de todos nossos esforços externos e principalmente internos.

Porque a Esperança não é um sentimento fácil de se ter: muitas vezes somos levados pelo medo, pelas exigências externas e principalmente pelas cobranças pesadas e sufocantes que fazemos de nós mesmos e não reparamos nesses pequeninos sinais, nas íbis cotidianas, que nos surgem em formas de sincronicidades, às vezes de maneira muito humilde, como surge  tudo o que é realmente grande e importante, e que nos apontam que há saídas para nossas dificuldades e nossos problemas, estes sim nem sempre tão gigantes como pensamos ser; que há uma Aurora nos aguardando e que o grande triunfo nessa vida geralmente está nas coisas mais simples.


Em sânscrito existe uma palavra, Satchit-ananda, que significa: Sat, ser (a verdadeira essência); Chit (com conhecimento) e Ananda (com alegria).


Talvez esteja na Grande Estrela, que está não só acima de nós, mas sobretudo dentro de nós, a chave mágicka, aquela das crianças: a força e a alegria; "Ananda", tão necessária para prosseguir viagem.


Temos que seguir essa Estrela Benevolente, com confiança, com alegria e fé.


A Jornada da Vida é longa e a Esperança pode nos dar coragem para trilhar o caminho e é também motor para nossa Vontade e as duas, operando em conjunto, são capazes de realizar verdadeiros milagres...



3 comentários:

  1. ola,eu sou jonas,fas um tempão que eu tenho visto o numero 17 em varias coisas do dia a dia,o dia do meu namoro é 17,dai nois comemoramos todo dia 17,entao dai em diante,eu nao parei de ver esse numero,e eu li e vi que é uma coisa boa, e vou guardar comigo pra sempre a estrela arcano!abraçao muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rita. Sou Bruno e vejo direto o numero 15, queria tirar muitas duvidas que tenho, tem como me passar o seu msn pra poder tirar minhas duvidas?
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá! Muito interessante essa interpretação . Muito bonita! Seria interessante ter esse número na porta de casa, como tenho ouvido de alguns numerólogos??? O que poderia trazer para um lar essa energia do número da estrela? Desde já, muito grata!

    ResponderExcluir

Mais lidos: